Depoimento Maíra Oliveira

Vamos colocar aqui no nosso blog, sempre que der, depoimentos sobre o trabalho do Esquadrão da Vida. Depoimentos do elenco, de admiradores, de pessoas que de alguma forma contribuem para o trabalho. Achamos que esta é uma boa forma de conhecer um pouco mais nossa história. O depoimento de hoje é de Maíra Oliveira, diretora e atriz do Esquadrão da Vida. Lá vai:

“No ano de 2009 o Esquadrão da Vida completou 30 anos de idade. Apenas 3 a menos que eu. Lembro-me das minhas participações, desde  pequenininha, nos espetáculos e ensaios do grupo. Lembro do meu pai, (o fundador do grupo, Ary Pára-Raios) e meus irmãos vestidos de palhaço quando não havia mais ninguém no elenco. E lembro, principalmente, do dia em que descobri que era atriz. Foi no começo dos ensaios de Na Rua Com Romeu & Julieta, o grupo se reorganizava e eu estava lá, com 16 anos, e com toda a minha vontade juvenil presente. Juntos comigo outros companheiros, alguns mais velhos e outros tão jovens quanto eu. Ensaiávamos e, de repente, ao falar um texto da peça, percebi ali que meu destino estava marcado como atriz. Meu pai também percebeu. Foi emocionante, mas eu estava excitada demais para perceber isso no momento.

Muita coisa aconteceu desde então. O Na Rua Com Romeu & Julieta estreou em 1993, ficou cinco anos em cartaz e, seguindo suas pegadas, O Bicho Homem e Outros Bichos, que por nove anos encantou plateias das ruas do nosso brasis. Os dois espetáculos foram muito importantes para a história do grupo, que pôde amadurecer cada vez mais sua linguagem, desenvolvendo um trabalho de teatro acrobático na rua com dramaturgia e estética próprias. O envolvimento com as tradições populares brasileiras e a luta por um meio ambiente equilibrado, com o uso racional da natureza, fixaram-se como bandeiras importantes da trupe.

Hoje, passados 18 anos daquele momento em que descobri minha vocação, e após a morte de meu pai e mestre em 2003, sinto a mesma emoção e a mesma excitação de outrora. Voltar às ruas de Brasília, no ano de comemoração dos seus 50 anos, sem a presença física e marcante do palhaço Ary Pára-Raios, já é, por si só, um marco na história do Esquadrão da Vida. Voltar às ruas com uma adaptação livre que meu pai fez para o texto O Filhote do Filhote de Elefante, de Bertolt Brecht, então… é uma alegria e uma felicidade que só quem for assistir poderá compartilhar com o grupo, que acredita que não há nada melhor que a Arte para transformar o mundo. E é com o mesmo entusiasmo juvenil e emoção de 30 anos atrás que o Esquadrão da Vida entra em cena novamente, mais vivo que nunca!”

Brasília, abril de 2010.

Anúncios
Esse post foi publicado em Depoimentos, relatos e afins. e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Depoimento Maíra Oliveira

  1. patricia gerard disse:

    sou orientadora educacional de uma escola classe em são sebastião e gostaria de saber se o grupo esquadrão da vida faz apresentações voluntárias em escolas carentes como a nossa.
    aguardo resposta
    patricia

    • Oi, Patricia!
      Tudo bem?
      Então, não fazemos apresentações voluntárias, mas temos projetos que preveem apresentações em escolas públicas. Sempre conversamos com professores e orientadores que tem interesse em apresentações do Esquadrão da Vida para que redijam um ofício solicitando que o grupo se apresente em suas escolas. Assim, nossos projetos ganham mais força e a possibilidade de termos um patrocinador que cubra nosso cachê para que escola e alunos não tenham que pagar, aumentam. Caso haja interesse, mande um ofício com assinatura digital para o e-mail da gente: esquadraodavida@gmail.com. Daí, assim que tivermos alguma notícia, entramos em contato, ok?
      Um abraço grande

      Esquadrão da Vida

  2. Pingback: Os números de 2010 | Cia. Esquadrão da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s