Opção da Rua

Nossa passagem por São Paulo foi bastante intensa, conhecemos varios grupos e assistimos em média três espetáculos por dia, sempre com um debate no final. Isso fez com que conhecêssemos várias formas de trabalho e me provocou também algumas reflexões. Uma delas, é a opção de fazer teatro na rua.

Às vezes, quando nos apresentamos, algumas pessoas falam: “vocês são muito bons, mereciam estar num teatro”. Outro dia estava na faculdade e um professor me perguntou com o quê estava trabalhando. Eu respondi que fazia teatro de rua e ele perguntou se tínhamos alguma função social.  Eu disse que a nossa maior contribuição social era fazer teatro na rua e todos os meus colegas riram.

Fazemos teatro na rua por opção, acreditamos que assim conseguimos atingir o maior número de pessoas, independente de classe social, religião ou raça. Percebi que isso em São Paulo é muito forte, muitos grupos fazem teatro na rua por saberem que é um lugar democrático, onde qualquer pessoa pode assistir, desde o bêbado que está na sarjeta (na maioria das vezes são os que mais participam) a pessoas que nunca foram ao teatro e se emocionam com aquilo. Muitos grupos adotam a rua como uma posição política de ocupar e fazer revolução.

É isso, nos vemos pelas ruas.

Gabriel Preusse

Anúncios
Esse post foi publicado em Depoimentos, relatos e afins. e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Opção da Rua

  1. Keiny Luize disse:

    Muito bom ver o quão proveitosa foi a viagem de vcs, nada melhor do que dividirmos experiências e fazermos com que a “sementinha do crescimento” floresça com isso, acho uma das melhores maneiras de crescermos como profissionais e seres-humanos.

    E acho extremamente comovente a opção que fazem não só profissional, mas vejo como uma opção de vida tb, de um teatro que é para todos “onde qualquer pessoa pode assistir, desde o bêbado que está na sarjeta (na maioria das vezes são os que mais participam) a pessoas que nunca foram ao teatro e se emocionam com aquilo” lindo isso!Lindo..
    Pessoas que conseguem enxergar pessoas de dentro pra fora tornando assim com que todos sejam iguas, me deixam extremamente comovida e orgulhosa!!É nisso que me apego pra não desacreditar no ser-humano.

    Desejo todo o sucesso de mundo pra vcs.
    Parabéns…
    Um grande beijo

  2. lascomadres disse:

    Aplauso de pé a coragem de vcs. Parabéns!
    Os espaços públicos estão aí, a nossa disposição, para serem ocupados por nós.
    O que vcs fazem é teatro de vanguarda!
    Sucesso!!!

  3. lascomadres disse:

    correção: “Aplaudo de pé…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s