O poder do teatro

Quem está acompanhando a programação do Esquadrão sabe que nos últimos meses estamos apresentando bastante. É instigante ver, a cada apresentação, como o teatro é poderoso, como ele é uma ferramenta maravilhosa para transformar as pessoas. Pena que a sociedade ainda não percebeu isso e muitas vezes trata a arte como coisa supérflua.
É muito curioso, durante a Guerrilha do Bom Humor, cruzar na rua com um pessoa séria, mal humorada ou que simplesmente está com muita pressa e ver que ela para, se surpreende e muda completamente a fisionomia ao trocar olhares com um bando de palhaços. Para mim, a cada apresentação, é sempre um desafio conseguir arrancar um sorriso cantando, sorrindo e olhando sinceramente para qualquer pessoa que passa na rua.
No último domingo, ao final da apresentação do Filhote do Filhote de Elefante, no Riacho Fundo I, veio um Senhor falar comigo, elogiando o trabalho. Mas, ao mesmo tempo ele estava muito sério e com a cabeça meio baixa. A medida que fomos conversando eu fui percebendo que ele estava muito emocionado e de repente ele começou a chorar. Se desarmou completamente. Eu fiquei muito feliz de ver que ele gostou e principalmente de perceber, mais uma vez, o quanto o nosso trabalho é valioso e que desperta coisas preciosas em cada ser humano.
Ai, quando penso que fazemos teatro na rua, parece que esse poder aumenta, pois vamos até as pessoas que talvez passariam o resto da vida sem ir ao teatro por falta de acesso ou até por puro desinteresse.
A mudanças e reflexões são obviamente para nós também. Me transformo nessa troca com o público ou até quando converso com um morador de rua que, depois de ver o espetáculo, revela a dor de viver à margem de uma sociedade que não tem lugar para todos.
Pois é, fazendo teatro a gente vive coisas inimagináveis, consegue chegar nas pessoas de uma forma muito especial e mágica e simplesmente por isso tudo que ele é tão poderoso.

Beijos

Caísa Tibúrico.

Anúncios

Sobre caisatiburcio

Atriz do Esquadrão da Vida
Esse post foi publicado em Depoimentos, relatos e afins.. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O poder do teatro

  1. lascomadres disse:

    Muito lindo o seu depoimento. Sucesso ao projeto!

  2. Keiny Luize disse:

    A arte é uma conversa de seres!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s