Na Luta com Alegria.

Guerrilha do Bom Humor em 1986. Foto de Juan Pratginestós.

No Teatro Nacional de Brasília. Guerrilha do Bom Humor em 1986. Foto de Juan Pratginestós.

Dia 08 de fevereiro, terça-feira, o Esquadrão foi para rua em protesto e alegria. Em protesto contra a Usina hidrelétrica de Belo Monte prevista para ser implementada em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no Pará. A alegria? Porque é assim que o Esquadrão trabalha. Afinal, fazemos a “Guerrilha do Bom-Humor”.
Estávamos, nós palhaços, ao lado de índios, estudantes, ambientalistas, ribeirinhos. Os movimentos sociais e as lideranças indígenas estão empenhados em impedir a construção da Usina. Os impactos socio-ambientais serão enormes. Foi um manifesto muito bonito, apesar de não ter muita gente.
Chegamos no local, cantando, fazendo acrobacia. Era uma situação diferente para a maioria de nós do Esquadrão. Não sabíamos como iríamos ser recebidos. A chegada para mim foi muito emocionante. Muitos cantaram os carimbós com a gente, alguns emocionados, curiosos, outros sem entender. Infelizmente, não é comum ver artistas e ainda palhaços atuando em protestos públicos. Digo, infelizmente, porque um protesto artístico tem muito poder. Diz com imagem , som, sentimento, poesia. É muito completo e fala muito mais ao coração.
Nós do Esquadrão não queremos que a construção de uma usina prejudique tanto o nosso planeta, sabemos que existem outras formas de sanar esse problema de energia que vivemos. Por isso fomos e sempre iremos para as rua, usando as nossas armas: a alegria, a ironia, o amor e o bom-humor.

Beijão

Caísa Tibúrcio.

Anúncios

Sobre caisatiburcio

Atriz do Esquadrão da Vida
Esse post foi publicado em Depoimentos, relatos e afins. e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s