Esquadrão da Vida 33 anos – Depoimento de Ana Arruda Neiva

Apresentação da Guerrilha do Bom Humor em Itapuã, DF, 2012. Foto de Natasha Padilha.

Apresentação da Guerrilha do Bom Humor em Itapuã, DF, 2012. Foto de Natasha Padilha.

Dia 31 de dezembro de 2012, o Esquadrão da Vida completou 33 anos de idade. Foi no dia 31 de dezembro de 1979 que saímos pela primeira vez pelas ruas de Brasília. Recebemos, em nosso aniversário, muitas manifestações de carinho. Aqui, dividimos uma delas com vocês: o depoimento de Ana Arruda Neiva, ou melhor, Aninha, que acompanha a gente desde pequenininha. Ficamos muito felizes e emocionados. Valeu, Aninha! Aí vai:

“Lembramos muito do Ary e do Esquadrão ontem, na exposição Gil70, aqui em Sampa. Muitas sintonias, e mensagens em comunhão … e o mais belo é ver que o Esquadrão segue vivo, em outros formatos e tempos. Mas a essência e o recado se espalharam e foram semeados em muitos olhos, almas e pessoas, ao longo de tantos espetáculos, ruas e cantos de Brasília e do Brasil. Maíra, acredita que fui perceber (só) recentemente o porquê de eu estranhar o teatro? fomos criadas num teatro e num conceito de espaço (público e comum) com a família do Esquadrão, talvez num tom diferente do que algumas pessoas estão acostumadas, no tradicional teatro escuro, silencioso e nao tão interativo e vivo. aí fica difícil para quem antes conheceu o teatro na rua, na irreverência, e no eterno desafio de cada espetáculo a céu aberto. agradeço muito e muito pelo prazer e privilégio de me sentir assim, da familia do Esquadrão. Fui semeada na infancia desse espírito sedento de alegria e liberdade, de ir além – seja no espaço da rua, na vontade de viver brasília de forma humana e circense – vamos brincar com o que nos dão, vamos construir a cidade que tanto pede por isso. se hoje me dedico e acredito na cultura, é por ser da família do Esquadrão. Ary, estás radiante e espalhado em nossos corações, hoje e sempre – e com leveza, com gratidão. Vida longa ao Esquadrão, dentro de nós!”

Ana Arruda Neiva, 31 de dezembro de 2012.

Esquadrão da Vida há 33 anos atrás.

Primeira saída do Esquadrão da Vida nas ruas de Brasília. Dez/1979.

Anúncios

Sobre Cia. de Teatro Esquadrão da Vida

Fundado em dezembro de 1979, por Ary Pára-Raios, o Esquadrão da Vida foi pioneiro na abordagem de temas como o resgate e a valorização da cultura popular, a denúncia de exclusão de uma parte importante da sociedade dos espaços culturais tradicionais, a conscientização ecológica, dentre vários outros temas que ainda hoje ocupam os debates no mundo. Em sua linguagem, incorpora elementos expressivos das festas populares e de saltimbancos, como acrobacia, música e dança. Depois da morte de Ary Pára-Raios, em 2003, sua filha Maíra Oliveira assumiu a frente dos trabalhos de reformulação, resgate e desenvolvimento do legado da trupe que, em 2018, celebra 39 anos de existência.
Esse post foi publicado em Depoimentos, relatos e afins. e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s