QUANDO O CORAÇÃO TRANSBORDA no Festival Cena Contemporânea

Maíra Oliveira. Foto de Bruna Neiva, março de 2015.

Maíra Oliveira. Foto de Bruna Neiva, março de 2015.

Pessoal, estamos há muito tempo sem passar por aqui, tem sido difícil para nós atualizar sempre nosso blog. De qualquer forma, estamos aqui, agora. A Maíra, diretora do grupo, estreou seu novo espetáculo em março de 2015. É um monólogo onde ela conta histórias do Esquadrão, através de música, poemas, cartas e textos que fazem parte dessa trajetória. Além disso, há uma discussão sobre a importância do fazer artístico no mundo atual, já que ela também fala sobre sua relação com o Ary Pára-Raios, seu pai e criador do grupo e de todas as dores e delícias dessa relação tão importante, que no final é a cara do Esquadrão da Vida. No sábado que vem, dia 22 de agosto de 2015, o monólogo volta à cena no Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, e Maíra escreveu sobre isso:

Tô pra escrever há um tempão mas sempre fico divagando, divagando e… nada! Fico pensando que são tantas coisas pra falar, tantas ideias, tantas revoltas, tantas belezas que quero compartilhar, que acabo resumindo tudo em: todo dia era dia de índio.

Só que eu preciso escrever algo porque dia 22 e dia 28 de agosto eu tenho apresentação do Quando o coração transborda. A última vez que apresentei o espetáculo foi no dia 08 de junho e confesso que estou ávida por me apresentar! Tenho ensaiado todos os dias, como é meu costume, e tem sido tudo muito diferente pra mim, que sou acostumada a ensaiar em grupo… Sinto falta das pessoas comigo, sinto falta de estar na rua com o Esquadrão… Ao mesmo tempo, fico feliz e intrigada com a minha disciplina e minha certeza de que este é um momento que eu preciso viver e que faz bem pra mim. E, pela primeira vez, ele é assim, meio sozinho. Digo meio porque tem muitas pessoas me acompanhando, me instigando, me ajudando. Mas a labuta diária tem sido só minha e às vezes isso é um pouco difícil… Bom, já tô divagando de novo! E tá meio melancólico o negócio, sem eu querer que isso aconteça… Gente!!! Parou!

O fato é que uma das minhas últimas apresentações foi simplesmente maravilhosa, de verdade. Ela aconteceu para alunos do campus da Universidade de Brasília em Planaltina, mais especificamente para alunos do Rafael Villas Bôas, que já foi do Esquadrão há muitos anos atrás. O Rafa trabalha com assentados e quilombolas que fazem o curso de Educação do Campo na UnB. Ele tem um coletivo de teatro que se chama Terra em Cena, que reúne alunos de vários cantos do país, que vivem em quilombos e assentamentos. Foi um dia memorável, desses que a gente guarda com muito carinho e amor pro resto da vida. E foi absurdamente linda a nossa conversa depois do espetáculo, com eles me falando de suas impressões e eu me emocionando o tempo inteiro com o que tinha acontecido. Com essa mágica do teatro, que é sempre tão efêmero e tão forte quando é feito assim, com sinceridade e inteireza. Além de muito ensaio e estudo, é claro.

Não tenho pudor em falar isso dessa forma porque sinto que realmente deixo meu coração transbordar em cena. Quando as pessoas vem falar pra mim o que acharam do espetáculo, como se sentiram, o que viram, o que mexeu com elas e me perguntam como é e me dizem que ouviram falar a respeito e que são depoimentos emocionados, eu só digo, sem falsa modéstia, que o bagulho é louco. Na verdade, que é muito intenso. Escrevi tudo isso só pra convidar quem conseguiu me ler até aqui. É feito com amor, de verdade. Se você for, vou ficar feliz.

Sábado, dia 22/08, às 20h, no Centro Social Comunitário Zilda Arns, no Varjão. Entrada Franca. É super fácil de achar, gente!

Sexta, dia 28/08, às 19h, no Teatro Goldoni. R$ 30,00 a inteira.

Foto de Ico Oliveira.

Foto de Ico Oliveira.

Esse post foi publicado em Apresentações, Depoimentos, Informações, relatos e afins. e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

