O Esquadrão da Vida

Esquadrão da Vida - 30 Anos!

A história da trupe teatral Esquadrão da Vida (EV) confunde-se com a história de Brasília. Fundado em dezembro de 1979, o EV foi pioneiro na abordagem de temas que marcariam a vida cultural brasileira das décadas seguintes: o resgate e a valorização da cultura popular, a denúncia da exclusão de parte importante da população dos espaços culturais tradicionais, a subversão bem-humorada do espaço público, a conscientização ecológica e a pesquisa gestual de um teatro liberto do academicismo, que incorpora elementos expressivos das festas populares e de saltimbancos como acrobacia, música e dança.

A morte de seu fundador, Ary Pára-Raios, lançou o grupo numa fase de luto e reflexão acerca de sua trajetória – hiato que agora se encerra e do qual o grupo sai fortalecido. Entre 2003 e 2007, o EV distanciou-se das apresentações de rua, tendo reencenado peças de temática sócio-ambiental – uma das linhas de trabalho da trupe – para públicos específicos, em ambiente fechado e em parceria com organizações não-governamentais ambientalistas. Em um processo grupal que culminou com a mostra retrospectiva da história do grupo, montada em 2008 no Centro Cultural da Caixa, o EV retoma seu espaço por excelência – a rua – e continua seu caminho de levar o teatro para o seio da cidade, desconstruindo os moldes fossilizados de uso do espaço público apenas como lugar de trânsito e trabalho ao fazer irromper o prazer, a alegria e a arte da encenação nos tons de cinza do cotidiano corrido e alienador que marca a vida nas metrópoles.

Grupo de teatro mais longevo da cidade – agora capitaneado por Maíra Oliveira, filha de Ary Pára-Raios – em 2009 o EV comemorou 30 anos de artes cênicas reassentado sobre novas bases – a preservação e o desenvolvimento de sua forma de abordar o teatro no Brasil. Para tanto foram definidas duas direções de trabalho para o biênio 2009/2010: o retorno ao teatro de rua com material inédito, de forma a marcar a reentrada da trupe no cenário artístico da capital; e a consolidação do esforço de divulgação de um trajeto em arte que remonta ainda à época da ditadura, posto que iniciado com performances urbanas que buscavam lutar pela liberdade de expressão através do humor e da ironia atuados em espaço público.

O ano da comemoração de 30 anos de existência está sendo celebrado com a circulação de um espetáculo inédito. Comemoração dinâmica, como o grupo define o processo de resgatar sua história e tradição ao mesmo tempo em que renova sua linguagem e sua pesquisa, que toma corpo com a produção de O Filhote do Filhote de Elefante, atualmente em circulação pelo Distrito Federal. A peça é uma adaptação do entreato da obra Um Homem é um Homem, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, feita pelo próprio Ary Pára-Raios – e abre para o grupo a possibilidade de uma linha de trabalho renovada em apresentação de textos teatrais na rua.

Uma brincadeira do Esquadrão da Vida

O Filhote do Filhote de Elefante

Anúncios

34 respostas para O Esquadrão da Vida

  1. Diego disse:

    olá, gostaria de saber se vocês tem uma oficina de teatro,
    gostaria muito de encontrar uma na qual participar
    entrem em contato comigo! Beijos

  2. lascomadres disse:

    oi, vou divulgar no meu blog a apresentação q vcs farão no dia 29 de agosto, na praça do museu nacional. vejam lá –
    http://www.lascomadres.wordpress.com
    abraço.
    rita medeiros

  3. Ubiratan disse:

    Então Maíra, mandei a mensagem no site errado, fui lá no Marina Mara.kkk Declarações de amor a você e sua família.
    Em fim estive hoje lá no museu, assiste mais uma vez a apresentação e gostei muito, principalmente em ver-te. Parabéns, um beijo muito enorme. Bira.

  4. Pingback: Apresentação do Esquadrão da Vida na SQN 410 « SQN 410

  5. Moema Fernandes disse:

    Boa noite ESQUADRÃO DA VIDA!!
    Enquanto escrevo esse comentário,ouço e posso ver da janela do meu apartamento os sons do trabalho de vocês,desmontando o cenário,que hoje(19/09/2010) por volta de 12h,tive o privilégio de vê-los começar a montar…Desde a hora que chegaram em minha quadra(407 sul),trazendo;cor,música,alegria e porque não dizer,…,REFLEXÃO,já se passaram oito horas…Parabéns a cada um de vocês.Pela dedicação,pelo trabalho,pelo carinho em cada movimento que pude perceber durante todo o espetáculo…Obrigada por trazer,tão pertinho, esse maravilhoso mundo que é o teatro!!!!
    Abraços e muita luz!!!!

  6. Que bom…voltou o Esquadrão…que bom voltou o Esquadrão. Parabéns Maíra e trumpe pelo lindo trabalho. Depois da maratona da campanha, quero finalmente ver vocês!
    Um beijo grande.

  7. Pingback: Tweets that mention O Esquadrão da Vida « Cia. Esquadrão da Vida -- Topsy.com

  8. Olá grupo Esquadrão da Vida
    Lie uma matéria sobre vocês..Adorei pois adoro teatro,trazer um sorriso no rostinho de cada um..Ser humano isso é tudo
    Será que seria possíve participar também com vocês..?Pois adoraria sair nas ruas distribuindo FELICIDADES ALEGRIA Emfim o trabalho de vossa senhora é perfeito lindo importante para a população de hoje um grande abraço

    • Oi Helen,

      tudo bem? Bom, eu acho que o primeiro passo você já deu, que é o te mostrar seu interesse. Por quê não vai em uma de nossas apresentaçõe spara ver se realmente tem a ver com você? Aí poderíamos nos conhecer melhor, né?

      Um abraço forte

      Maíra Oliveira
      Direção – ESQUADRÃO DA VIDA

  9. Pingback: Os números de 2010 | Cia. Esquadrão da Vida

  10. ANDRESSA disse:

    Vcs são tudo um bando de apaixonantes seres apaixonadamente apaixonados!!!!

  11. Camila Ellen disse:

    Olá! Por falta de tempo acabei perdendo a oficina que vocês deram no Teatro Sesc Newton Rossi. E tenho MUITO interesse no trabalho de vocês. Gostaria de saber qual o próximo local e data de oficina do Esquadrão de Vida.
    Um beijo a todos!

    • Olá, Camilla!

      Tudo bem?
      Nossa, parece incrível, mas só vimos seu comentário agora, no final do ano. Ainda não temos nenhuma previsão de oficinas, mas sempre postamos aqui e em nossa página no facebook para divulgar. Então, fique atenta porque, assim que houver uma oficina, postaremos aqui.
      Um beijo grande!

      Esquadrão da Vida

  12. Raquel disse:

    Olá!
    Preciso do contato de vocês com uma certa urgência…para apresentação.
    Vocês tem um e-mail que eu possa enviar maiores informações?
    Obrigada,

  13. Isabel disse:

    Não estou entendoo’ meu professor passou um trabalho pra pesquisar” esquadra da vida” não sei sii é “esquadrão” ii agoraaa??? me ajudee

  14. Julia Roseo disse:

    Olá, meu nome é Julia e estou terminando meu curso de jornalismo no final do ano. Como trabalho final, vou fazer um documentário sobre artistas de rua, e gostaria MUITO de entrevistar vcs que são os pioneiros da arte em Brasília. Como eu consigo o contato de vcs? O meu celular, é 81750001 e meu email é julia.roseo@hotmail.com. Por favor entrem em contato comigo. Beijos

  15. vitória disse:

    oi,meu nome é Vitória e confesso que conheci o grupo O ESQUADRÃO DA VIDA a pouco tempo ,e adorei o trabalho de vcs,mas eu queria muito saber se agora em 2015 vcs ainda fazem peças!!!

    • Nossa, Vitória! estamos tão relapsos com nosso blog que só vimos sua mensagem agora… Mil desculpas!
      Então, no momento a única peça que está em cartaz é a minha, que se chama “Quando o Coração Transborda”. Nela eu conto um pouco da história do Esquadrão e da minha relação com o meu pai, o Ary Pára-Raios, que criou o grupo, em 1979. Dias 22 e 28 de agosto participarei do Cena Contemporânea, me apresentando no Varjão e no Teatro Goldoni. Procure o site do Festival Internacional de Teatro – Cena Contemporânea e veja mais detalhes lá!
      Um beijo grande,

      Maíra
      Direção – Esquadrão da Vida

  16. mariana disse:

    Oi esquadrão da vida eu me chamo Mariana e só tenho 12 anos e com as suas coisas que vc escreveu me ajudou bastante na pesquisa que o professor de artes cênicas me pediu e eu vi alguns videos seus dos seus espetáculos e muito engraçado e legal e curtir bastante.

    Beijos Mariana

  17. mariana disse:

    ola eu gostaria de saber qual foi os espetáculos que vocês fizeram para o meu trabalho de artes cênicas por favor entre em contato comigo! Beijos

  18. Paulo Roberto Campos Pinheiro disse:

    Boa Noite. Os Alunos do Curso de Gestão Comercial da FacSenac irá promover um evento na faculdade no dia 04 de Novembro de 2015. Gostaria de um contato.

    Abs
    Paulo Roberto Campos Pinenheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s